logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

99 acusa Prefeitura de SP de “perseguir aplicativo”

99 Acusa Prefeitura de São Paulo de Perseguição em Polêmica sobre Mototáxi

A plataforma 99 declarou que a atitude da prefeitura de São Paulo em relação ao serviço de mototáxi “caracteriza uma perseguição ao aplicativo”. Esse posicionamento foi enviado à CNN nesta quarta-feira (22), após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciar que pretende registrar uma queixa-crime contra a empresa.

De acordo com a companhia, as ações do prefeito buscam “criminalizar a discussão sobre um serviço que já beneficia pessoas em mais de 200 mil corridas na cidade”.

A nota da 99 afirma que a perseguição não é apenas contra a empresa, mas também “a seus funcionários e aos usuários do serviço: os passageiros e motociclistas parceiros”.

“Nenhum crime foi cometido e nem há desrespeito a qualquer decisão judicial”, declara a empresa. “É inconstitucional qualquer proibição ou restrição à atividade”, reitera a companhia, lembrando decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O pedido de abertura de inquérito é uma cortina de fumaça do prefeito para não discutir o fato de que a modalidade é permitida pela legislação brasileira”, conclui a nota da empresa.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Ricardo Nunes expressou sua “indignação” com a persistência da empresa em oferecer o serviço na capital. “Estou indignado de ver uma empresa desse porte, só visando o lucro, essa ganância pelo lucro. Desconsiderando o risco para a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito destacou o aumento no número de mortes em acidentes com motos em São Paulo, que passou de 403 em 2023 para 483 no ano passado. “A gente tem apresentado dados e falado que essa atividade vai aumentar o número de óbitos e mesmo assim eles insistem em fazer essa atividade”, afirmou.

Além disso, Nunes mencionou que, após o prazo de dez dias para apresentação de recursos pela 99, a prefeitura aplicará uma multa de R$ 50 mil por dia.

Na mesma quarta, a Uber anunciou que retomará o serviço Uber Moto na capital paulista. Sobre esse anúncio, Nunes comentou que “vai ser a mesma questão, não vai ter distinção”.

Assim como a 99, a Uber informou que sua operação ocorrerá, inicialmente, fora do centro expandido da capital paulista. A CNN ainda aguarda um posicionamento da Uber sobre as declarações do prefeito.

Na segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido da 99 para suspender as apreensões de motocicletas realizadas pela prefeitura. Em decisão divulgada na terça-feira (21), a justiça de São Paulo afirmou que a empresa não pode ser multada pela prefeitura da capital com base no decreto do prefeito Ricardo Nunes, assinado em 2023.

A prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, informou à CNN que ainda não havia sido intimada da decisão e que analisaria o recurso cabível.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/99-fala-em-perseguicao-ao-aplicativo-por-parte-da-prefeitura-de-sp/

logo-voz-sao-paulo