logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Funcionários do Aeroporto Internacional de SP são flagrados trocando etiquetas de malas e inserindo drogas em caixas, capturados pelas câmeras de segurança.

Operação da PF em São Paulo — Foto: Divulgação/PF

Operação da Polícia Federal revela esquema de envio de drogas para o exterior no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Imagens das câmeras de segurança capturaram os detalhes da ação criminosa que resultou na detenção de diversos indivíduos.

Em uma das gravações, um funcionário do aeroporto é flagrado colocando uma etiqueta de identificação em uma mala antes de despachá-la na esteira. Nas imagens, é possível observar outros funcionários aguardando as malas na área destinada ao scanner de segurança. Segundo a PF, a partir desse ponto, as bagagens seguem para o terminal do aeroporto. Antes do embarque, as malas eram descartadas e as drogas transferidas para caixas, que foram apreendidas posteriormente.

A operação, realizada na manhã desta quinta-feira (7), teve como objetivo combater o tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão contra traficantes que atuavam no aeroporto de Guarulhos. Até o momento, nove pessoas já foram detidas.

De acordo com a PF, três investigações distintas identificaram os grupos responsáveis pelo envio de cocaína para a Europa e África, por meio de malas irregulares ou pelo setor de cargas do aeroporto. As investigações também apontaram que alguns dos suspeitos são considerados líderes do tráfico na região de Guarulhos.

“Através de técnicas investigativas, identificamos os traficantes por meio de grupos de WhatsApp criados para organizar o transporte da droga”, divulgou a PF.

Até o momento, cerca de 700 quilos de cocaína foram apreendidos no Brasil e no exterior. Os países de destino da droga foram Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).

Em 23 de novembro, as câmeras de segurança registraram a ação de um trio suspeito de realizar a troca de bagagens para envio de cocaína ao exterior. Os três homens foram presos e 40 quilos da droga foram apreendidos.

Segundo o delegado responsável pelo caso, os policiais civis notaram uma movimentação suspeita próximo ao balcão de despacho de bagagens. Dois rapazes estavam sentados, sendo que um deles vestia uma camiseta semelhante à de uma empresa aérea. Minutos depois, o terceiro suspeito se juntou a eles e quando colocaram a bagagem na esteira, foram abordados e detidos.

Ao abrir a mala, os policiais encontraram 40 tijolos de cocaína, com destino à África do Sul. As imagens das câmeras de segurança foram cruciais para a captura dos criminosos e a apreensão da droga.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/12/07/video-cameras-do-aeroporto-internacional-de-sp-flagram-funcionarios-trocando-etiquetas-de-malas-e-pondo-drogas-em-caixas.ghtml

logo-voz-sao-paulo