logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Aprovada pela Alesp, reforma administrativa em SP extingue 20% dos cargos comissionados do governo

Manifestantes entram em confronto com agentes da Polícia Militar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) durante votação de projeto de privatização da Sabesp, nesta quarta-feira (6). — Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Aprovada a reforma administrativa na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (12) a tão esperada reforma administrativa, que tem como principal objetivo a redução dos cargos comissionados no estado. Com 61 votos favoráveis e 18 contrários, os parlamentares da Alesp aceleraram os trabalhos para votar os projetos prioritários do governo antes do encerramento das atividades parlamentares.

Atualmente, o estado conta com 27 mil vagas de cargos comissionados, sendo que apenas 17 mil estão ocupadas. Com a aprovação do projeto, a previsão é a de que sejam mantidos os 17 mil cargos já ocupados, enquanto os outros 4 mil serão disponibilizados em um banco de vagas, a ser utilizado em situações emergenciais ou extraordinárias.

Uma das mudanças mais significativas propostas é a reestruturação salarial, que atualmente apresenta 207 classes diferentes e deve ser reduzida para apenas 17. Os salários, por sua vez, terão variação entre R$ 2.966 nos cargos mais baixos e R$ 23.728 nos cargos mais altos.

Agora, o projeto segue para a sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi o responsável por enviá-lo à assembleia.

Além da reforma administrativa, a Alesp também cumpre outras obrigações antes do encerramento das sessões parlamentares. Nesta terça-feira, foi convocado um congresso de comissões para a análise de projetos do governo. Essa é uma medida utilizada para agilizar o processo legislativo, reunindo todas as comissões pelas quais um projeto tramita, em vez de acompanhar a tramitação comissão por comissão. Essa medida foi aplicada também no projeto referente à Sabesp.

O expediente dos deputados está previsto para se encerrar com sessões na quarta-feira (13) e na quinta-feira (14), quando serão votadas as contas do governador e o orçamento de 2024. É tradicional encerrar as atividades parlamentares após essas aprovações.

Além das votações já agendadas, está previsto que haverá um congresso de comissões em um desses dias para a apreciação de projetos de deputados, que devem ser votados na quinta-feira.

Confira o calendário previsto para esta semana na Assembleia:

– Quarta-feira (13): Votação das contas do governador e orçamento;
– Quinta-feira (14): Votação das contas do governador, projetos de deputados e orçamento.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/12/12/alesp-aprova-reforma-administrativa-que-acaba-com-20percent-dos-cargos-comissionados-do-governo-de-sp.ghtml

logo-voz-sao-paulo