logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Campinas sediará oficina gratuita de Fotografia Autoral e Celular de 22 a 26 de janeiro

Foto: divulgação

Explorar a arte fotográfica por meio das lentes de um celular é um dos objetivos da Oficina Fotografia Autoral e Celular que será realizada pela fotógrafa campineira Juliana Engler. O curso será oferecido gratuitamente nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, das 9h às 12h, na Casa da Cultura Itajaí, em Campinas. Destinada ao público jovem e adulto, serão oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo email c[email protected].

A estrutura do curso foi projetada para abordar não apenas aspectos técnicos, mas também para incentivar os participantes a desenvolverem uma visão autoral e artística nos participantes.

A oficina introduz o conceito de mobgraphia, que explora a criação de arte fotográfica por meio do celular, e a utilização dela na fotografia autoral. “Hoje em dia todo mundo tem um celular e todo celular tem câmera fotográfica. Apesar da maioria dos equipamentos não terem muitos recursos, com algumas informações simples e pontuais é possível que qualquer pessoa possa melhorar as fotos que faz”, destaca Juliana.

A estrutura do curso irá abordar as questões técnicas necessárias, mas também permitir aos alunos visualizar o efeito a ser obtido e desta forma elaborar melhor o trabalho também do ponto de vista estético. Inclui ainda na oficina: manutenção e limpeza da lente do celular, como segurar o equipamento corretamente, enquadramento e composição, como fotografar, medição da luz, explorando os recursos do celular como flash, self timer, bloqueio AE/AF, além de aprender sobre opções de formatos e práticas fotográficas.

 

Exposição Construções Poéticas

A oficina Fotografia Autoral e Celular faz parte do projeto “Construções Poéticas”, que consiste na exposição da fotógrafa Juliana Engler. A mostra oferece um olhar único sobre a vida urbana, vista através da janela de sua casa e registrada pela lente do seu celular a partir de março 2020, em um momento em que o mundo se recolheu devido à pandemia de Covid-19.

Depois da passagem pela Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, durante o mês de novembro, a exposição foi dividida. Uma parte do acervo está no Museu da Imagem e do Som (MIS) que poderá ser vista até 31 de janeiro. As outras fotos irão para e Casa da Cultura de Itajaí e ficarão expostas de 22 de janeiro a 22 de fevereiro.

A mostra conta com imagens de 50cm x 50cm impressas em painéis de acrílico, uma vez que este material traz um diálogo interessante com o conceito do trabalho pelos reflexos e transparências possíveis. Com curadoria de Ana Helena Grimaldi e Carolina Engler, além das fotos registradas no período pandêmico, foram incluídas também novas imagens da artista, inéditas e confeccionadas especialmente para a exposição.

O projeto Construções Poéticas foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

 

Juliana Engler

Juliana Engler é fotógrafa e designer de moda formada pela Faculdade Santa Marcelina. Em 1998 fundou o Ateliê Cromo na cidade de Campinas junto com sua irmã, também fotógrafa, atuando desde então tanto na área pedagógica, comercial e artística do ramo fotográfico.

Já participou de inúmeras exposições e recebeu diversos prêmios em importantes salões brasileiros, como o Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba, Prêmio Revelação de Artes Plásticas de Americana, Mapa Cultural Paulista, Fundo de Investimento de Cultura de Campinas – FICC, ProAC, dentre outros.

Além das aulas no Ateliê Cromo, tem lecionado em projetos do SESC, da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, do Senac e do Sesi.

 

SERVIÇO

 

Oficina Fotografia Autoral e Celular –  Juliana Engler

Período: dias 22, 24 e 26 de janeiro, das 9h às 12h.

Onde: Casa de Cultura Itajaí. Rua Benjamin Moloisi, 669, Parque Itajaí, Campinas.

Inscrições gratuitas: [email protected]

Contato: (19) 99297-9707

 

Exposição “Construções Poéticas”

Onde: Casa de Cultura Itajaí. Rua Benjamin Moloisi, 669, Parque Itajaí, Campinas.

Visitações: de 22 de janeiro a 22 de fevereiro

Horários: de segunda a sexta, das 8h às 17h

Entrada: gratuita

 

Onde: MIS Campinas – Museu da Imagem e do Som. Rua Regente Feijó, 859 – Centro. Campinas / SP.

Visitações: até 31 de janeiro

Horários: de terça a sexta das 9h às 17h e sábado das 9h às 15h.

Entrada: gratuita

Contato: (19) 99297-9707

logo-voz-sao-paulo