logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Terceiro mutirão contra a dengue será realizado pela Secretaria de Saúde em quatro bairros neste sábado, dia 20.

Foto: divulgação

No próximo sábado, 20 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Campinas realizará o terceiro mutirão do ano com foco na prevenção e controle da dengue, com atividades iniciando às 8h. Essa nova estratégia de guerra contra a doença acontecerá nas áreas do Jardim Eulina, Jardim Quarto Centenário, Bonfim e Castelo ao longo da manhã.

Se você quer saber mais sobre os destaques em saúde, confira aqui.
Para acompanhar todas as ações da administração pública, clique aqui.

O ponto de reunião será o Centro de Educação Infantil Bolinha de Mel, no Jardim Eulina. Neste trabalho, contaremos com 12 grupos de saúde: três focados nas propriedades que estavam inacessíveis durante a ação em 11 e 12 de janeiro, os demais nove serão divididos nos outros três bairros escolhidos.

Estas áreas foram selecionadas devido ao número de casos de dengue confirmados ou suspeitos nos últimos sete dias. Nosso objetivo é sensibilizar a população a tomar mais precauções.

O Centro de Educação Infantil Bolinha de Mel está localizado na Avenida Marechal Rondon, 3.238, no Jardim Eulina.

Como será o mutirão?

Usaremos novamente a estratégia de implantação de drones para identificar grandes criadouros do mosquito Aedes aegypti em propriedades identificadas como abandonadas. Teremos dois equipamentos à disposição, um da Guarda e outro da Defesa Civil.

Além disso, chaveiros poderão ser acionados e isso está respaldado por uma decisão judicial de 2020.

Este mutirão contará com a presença de 108 funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas, que nos ajudarão na visitação aos imóveis para oferecer orientações e eliminar criadouros. Além destes, teremos o apoio de mais 26 pessoas do Comitê de Prevenção e Controle de Arbovirose, e 25 agentes de saúde.

É importante salientar que a população abra suas portas para os agentes de saúde e participe da eliminação semanal de focos de água parada e possíveis criadouros do mosquito transmissor de Dengue.

Para tal, contamos com a participação de profissionais das Secretarias de Serviços Públicos, Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

Nesse ano, já foram registrados 466 casos confirmados de dengue na cidade.

Os resultados do mutirão deste sábado serão divulgados na próxima segunda-feira, 22 de janeiro.

Resultados:
Durante este ano, já atingimos quase 6 mil imóveis e coletamos pelo menos 74,2 toneladas de resíduos e itens descartados irregularmente que poderiam ser criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A Saúde divulgou na segunda-feira, 15 de janeiro, um novo boletim semanal sobre a dengue, indicando dez áreas de alerta para a doença devido à alta possibilidade de transmissão.

É importante ressaltar que o combate à doença depende da participação da sociedade.

Caso você esteja com febre e mais dois sintomas associados (dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, manchas no corpo, dor nas articulações, dor nos olhos), procure um centro de saúde em Campinas.

Em 2015, a administração municipal criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arbovirose, que agora é o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arbovirose e Zoonoses. O grupo reúne várias secretarias para discutir a situação epidemiológica da cidade e coordenar as ações.

Para mais informações, acesse: https://dengue.campinas.sp.gov.br

Fonte: https://www.noticiascampinas.com.br/guerra-contra-a-dengue-saude-realiza-3o-mutirao-do-ano-em-4-bairros-neste-sabado-20/

logo-voz-sao-paulo