logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Início da distribuição da vacina contra a dengue previsto para a semana que vem

Foto: divulgação

A próxima semana marca o início da disseminação da vacina contra a dengue para os 521 municípios escolhidos pelo governo federal. Esta informação foi liberada por Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, em uma reunião tripartite hoje (1) na sede da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), em Brasília.

Estava pendente a tradução em português do folheto informativo da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) insistia nessa tradução.

Nísia Trindade, ministra da Saúde, anunciou ontem (31) que a questão seria solucionada por meio da apresentação do folheto em formato digital.

Arte Mapa vacinação dengue por estado

Devido ao fornecimento limitado de doses pelo laboratório, a vacinação contra a dengue será prioritária para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo etário que apresenta o maior número de internações, exceto idosos.

Indivíduos com mais de 60 anos não estão indicados para receber a vacina, pois não existem estudos clínicos abrangendo essa faixa etária.

A expectativa do ministério é que as doses adquiridas permitam a imunização de aproximadamente 3,2 milhões de pessoas até o final de 2024.

Nísia lembrou que “estamos enfrentando quase 40 anos de epidemias de dengue”, e ressaltou que este ano, o aumento de casos foi exacerbado pelas alterações climáticas e altas temperaturas. “É a hora da união, o Brasil unido contra a dengue”, afirmou a ministra.A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

Fonte: https://www.zonasulnoticias.com.br/distribuicao-da-vacina-contra-a-dengue-comeca-na-proxima-semana/

logo-voz-sao-paulo