logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Mercado prevê crescimento de 1,9% para o PIB em 2021, aponta boletim Focus.

Foto: divulgação

Por oito semanas consecutivas, o sentimento de otimismo percorre o mercado financeiro com um incremento nas projeções de avanço da economia do Brasil. Revelações vindas do boletim Focus, liberadas nesta terça-feira (9) na capital, Brasília, por intermédio do Banco Central, indicam uma projeção de expansão de 1,9% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, que engloba a totalidade de bens e serviços produzidos no país. Notavelmente, este índice reflete um leve aumento em relação a perspectiva de uma semana atrás, que se encontrava em 1,89%, e mostra uma tendência crescente a partir da projeção de quatro semanas atrás, de 1,78%. Em um olhar adiante, para os anos 2025, 2026, e 2027, as projeções para a expansão econômica permanecem num patamar consistente de 2%.

No que diz respeito a variáveis econômicas fundamentais como câmbio e taxas de juros, observa-se uma estabilidade nas expectativas. De maneira consistente, ao longo de três semanas, o câmbio é projetado com o dólar alcançando R$ 4,95 ao final do ano; enquanto a projeção da taxa Selic mantém-se em 9% após quinze semanas de estimativas. Quando projetamos nossas expectativas para 2025, percebe-se uma continuidade na previsão estacionária, com o dólar fixado em R$ 5, conforme visto por treze semanas seguidas, e a taxa Selic estacionada em 8,5% ao longo de dezoito semanas.

Quanto à inflação, as expectativas dos agentes do mercado financeiro, especificamente em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – o indicador oficial de inflação do país – para 2024, apresentam um ligeiro acréscimo de 0,01 ponto percentual em comparação com a semana anterior. Essa projeção de inflação de 3,76% situa-se marginalmente acima daquela projetada quatro semanas atrás, apontando sutis variações nas expectativas para o crescimento da economia nacional.

Enquanto se faz uma reflexão sobre estas projeções e estimativas, é imperativo manter uma perspectiva holística sobre os movimentos e tendências subjacentes que moldam as expectativas econômicas, reconhecendo todo o potencial inerente à economia brasileira face a estes prognósticos positivos.

Créditos:
Fonte: Agencia Brasil
Imagem: Marcello Casal Jr/ABr

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

logo-voz-sao-paulo