logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Derretimento: bancada dos CACs

Fenômeno dos CACs nas Eleições de 2022

O fenômeno dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) foi amplamente utilizado como estratégia eleitoral nas eleições de 2022. Entre os políticos que se destacaram, Derrite foi um dos que explorou essa pauta em seu marketing político.

Atuação de Capitão Derrite

É curioso observar como a grande imprensa retrata a atuação do Capitão Derrite (PL-SP) como Secretário de Segurança Pública de São Paulo, no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), como uma surpresa. Alguns o descrevem como uma versão mais radical do governador moderado.

Os 239.772 eleitores que o elegeram para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados esperavam exatamente isso: um policial que confronta especialmente nas áreas periféricas. Seu slogan de campanha era bastante direto:

A única coisa que pode parar um homem mau armado é um homem bom armado.

Candidatos Comprometidos com a Agenda Armamentista

Quais candidatos eleitos para a Câmara dos Deputados em 2022 abraçaram a agenda armamentista e se identificaram com a direita conservadora cristã?

Imagem ilustrativa de arma

As vitórias eleitorais expressivas de candidatos pró-armas foram incentivadas pelo então Presidente Jair Bolsonaro. O pleito de 2022 consagrou candidatos que adotaram a linguagem bolsonarista como identidade, enfatizando a pauta armamentista.

Composição da Câmara dos Deputados

Após o primeiro turno das eleições, monitorei a nova composição da Câmara dos Deputados e identifiquei 40 deputados eleitos que se apresentaram como pró-armas durante a campanha. Esses candidatos utilizaram vídeos e slogans que destacavam a segurança pública relacionada ao direito de posse e porte de armas.

Slogans Eleitorais e Identidade Bolsonarista

Durante a campanha de Bolsonaro em 2018, o lema “Deus, Pátria e Família” foi amplamente promovido. Em 2022, ao tentar a reeleição, foi adicionado um novo elemento: liberdade.

Este slogan se transformou em identidade visual e ideológica para os candidatos que buscavam associar suas representações à imagem política de Bolsonaro. Assim, o lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade” não foi apenas um bordão.

A adição do discurso de “liberdade” não se limitou ao debate da teoria liberal. Na versão bolsonarista, a campanha de 2018 explorou a ideia de ser liberal na economia e conservador nos costumes. Em 2022, a ênfase na liberdade incluía a concepção de que um povo livre requer liberdade para se armar.

Liberdade Individual e Flexibilização do Acesso às Armas

Para Derrite e seus colegas da bancada armamentista, conservadora e cristã, a liberdade individual em relação ao estado justificaria a flexibilização do acesso às armas. Como Secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo de Tarcísio de Freitas, Derrite está apenas cumprindo suas promessas de campanha.

Fonte: https://iclnoticias.com.br/derrite-bancada-dos-cacs/

logo-voz-sao-paulo