Água Sabesp São Paulo e Região

Sabesp amplia redução de pressão da água à noite na Grande São Paulo devido à seca

A Sabesp passa a reduzir a pressão da água diariamente das 19h às 5h na Grande São Paulo a partir desta segunda-feira (22). A medida, que aumenta o período de redução de pressão de oito para dez horas, tem como objetivo preservar os reservatórios diante da falta de chuvas e do baixo volume armazenado. Bairros mais altos e afastados do Centro da capital paulista correm risco de ficar sem água durante a noite.

Desde 27 de agosto, a redução era aplicada das 21h às 5h. A ampliação segue orientação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e faz parte de uma estratégia preventiva para reduzir perdas de água e evitar vazamentos, preservando o abastecimento da população. A Sabesp ressalta que imóveis com caixa-d’água conectada sentirão menos os efeitos da medida e reforça a importância do uso consciente da água.

Segundo dados do governo paulista, a primeira fase da redução permitiu economizar 4,2 m³/s de água, volume suficiente para abastecer mais de 800 mil pessoas por um mês, equivalente à população de cidades como São Bernardo do Campo. Apesar da economia obtida, os eventos climáticos e chuvas abaixo da média tornaram necessária a ampliação do período de redução.

Os sistemas Cantareira e Alto Tietê, responsáveis por cerca de 80% da capacidade de abastecimento, registravam 30,3% e 26,1% de armazenamento, respectivamente, com queda média de 0,26% ao dia. A redução de pressão noturna visa diminuir perdas em vazamentos subterrâneos da rede de distribuição. Durante a noite, moradores podem perceber falta de água, mas o abastecimento retorna normalmente pela manhã, segundo a Arsesp.

Moradores de bairros afastados, como Itaim Paulista, relatam dificuldades durante a noite e afirmam precisar recorrer a caixas-d’água para manter o fornecimento. A atual estiagem se soma a anos anteriores de chuvas insuficientes, agravando a situação dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.