A curatela da cantora Amanda Wanessa foi transferida do marido, Dobson Santos, para a irmã da artista, Danyele Mendes, encerrando humilhações que a família sofria, segundo a advogada Leilane Andrade. Amanda está em estado vegetativo há quatro anos, após acidente de carro em Rio Formoso (PE).
Leilane relatou que, enquanto a curatela era compartilhada, Dobson impunha condições degradantes à mãe e à irmã da cantora: eles eram obrigados a dormir em um quarto de porão sem banheiro nem ar-condicionado, cozinhar fora do cômodo e lidar com restrições de acesso à residência. “Foi mais de um ano de luta”, disse a advogada.

A decisão foi tomada pela 3ª Vara de Família e Registro Civil de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, como parte de um processo movido em 2023 pela família contra Dobson. A curatela inclui direitos e responsabilidades sobre cuidados médicos e patrimônio da cantora.
Apesar de caber recurso, a transferência da curatela é imediata. Amanda deve ser transferida ainda esta semana para a residência preparada pelos pais, mantendo a filha de 10 anos, Melzinha, em sua rotina sem grandes mudanças. Dobson poderá visitar a esposa, mas com intermediação, pois mãe e irmã têm medida protetiva contra ele.
O estado de saúde de Amanda é descrito como coma vigil, ou estado vegetativo. Ela mantém reflexos, respira sem aparelhos e abre os olhos, mas não tem consciência nem fala. A cantora é alimentada por sonda e acompanhada por uma equipe multidisciplinar, com terapias quase diárias para preservar seu bem-estar físico.