logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Assessor parlamentar é demitido da Alesp após suspeita de contratar hacker

Marcela dos Santos OliveWalmir Braga era assessor parlamentar do deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) — Foto: Reproduçãoira Leite, de 30 anos, morrou 12 dias após ser atropelada na Dutra. — Foto: Arquivo pessoal

Assessor Parlamentar suspeito de contratar hacker para monitorar políticos é exonerado do cargo na Assembleia Legislativa de São Paulo

O assessor parlamentar Walmir Henrique Vitorelli Braga, envolvido em um escândalo de contratação de hacker para monitorar políticos em Bauru (SP), foi oficialmente exonerado do cargo que ocupava na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A decisão, assinada pela Mesa Diretora do parlamento, foi divulgada nesta terça-feira (31) no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Walmir atuava como assistente especial parlamentar do deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD), recebendo um salário mensal de mais de R$ 14 mil na Alesp. Além disso, ele é cunhado da prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (PSD).

A polêmica veio à tona quando a Comissão de Fiscalização e Justiça da Câmara de Vereadores de Bauru apresentou à Alesp um pedido de investigação da conduta do assessor parlamentar, alegando que ele teria contratado um hacker para monitorar adversários políticos.

Entre as possíveis vítimas dos ataques cibernéticos estão o jornalista de Bauru Nelson Itaberá e a vereadora Estela Almagro (PT). As investigações estão em andamento, mas seguem sob caráter sigiloso.

Na segunda-feira, a vereadora Estela Almagro protocolou uma denúncia junto ao Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), solicitando uma investigação sobre a suposta invasão de hackers em contas de vereadores de Bauru na internet.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) informou que a denúncia já está nas mãos dos promotores, que irão avaliar a abertura de uma investigação sobre o caso.

Nesta terça-feira, a vereadora Estela Almagro registrou um boletim de ocorrência para relatar uma invasão supostamente realizada no computador de seu gabinete na Câmara Municipal.

Segundo a parlamentar, ao ligar a máquina na manhã de terça-feira, deparou-se com a foto de um homem como papel de parede na área de trabalho. Essa foto, coincidentemente, é de Walmir Henrique Vitorelli Braga. Peritos da Polícia Civil estiveram no local e levaram o computador para análise detalhada.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2023/10/31/suspeito-de-contratar-hacker-assessor-parlamentar-e-exonerado-de-cargo-na-alesp.ghtml

logo-voz-sao-paulo