logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Escola na Zona Leste de SP retoma aulas após ataque com morte, implementando atividades de acolhimento, apoio psicológico e reforço na segurança

Aulas são retomadas na Escola Estadual Sapopemba duas semanas após ataque que deixou aluna morta — Foto: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Aulas retornam na Escola Estadual Sapopemba com atividades de acolhimento e revitalização

Nesta segunda-feira (6), as aulas foram retomadas na Escola Estadual Sapopemba, localizada na Zona Leste de São Paulo, após um grave incidente no mês passado. A Secretaria Estadual da Educação informou que o retorno está sendo feito com atividades de acolhimento, psicólogos, revitalização da unidade e a presença de um vigilante desarmado.
No dia 23 de outubro, a escola foi palco de um trágico acontecimento, quando um estudante de 15 anos entrou armado e efetuou disparos, resultando na morte de uma estudante de 17 anos, Giovanna Bezerra Silva, e deixando outras duas alunas feridas. O autor do ataque foi apreendido e a arma utilizada pertencia ao seu pai.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, cerca de 1.800 estudantes, professores e equipes escolares participarão das atividades de acolhimento, que contarão com o apoio de profissionais do Conviva, alunos acolhedores de outras escolas e equipes especializadas em atendimento de emergência e trauma.
Durante a semana, estão previstas diversas atividades de acolhimento, como dinâmicas, rodas de conversa e apresentações de dança, teatro e música, realizadas pelas equipes das escolas parceiras. Além disso, a escola contará com plantão de psicólogos do programa Psicólogos nas Escolas, assim como uma equipe do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) e outros profissionais disponíveis para oferecer atendimentos individuais e coletivos.
A revitalização da unidade também foi realizada enquanto as aulas estavam suspensas. Através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), foram feitas manutenções, pinturas, reforma da quadra poliesportiva, instalação de novos portões e paisagismo, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 900 mil.
É importante ressaltar que as unidades de serviços básicos de saúde do município também estarão à disposição dos alunos, funcionários, professores e familiares. E, a partir de segunda-feira, um segurança privado começará a atuar na escola, visando reforçar a segurança dos estudantes e funcionários.
A tragédia ocorrida na Escola Estadual Sapopemba abalou toda a comunidade escolar. Giovanna Bezerra Silva, uma jovem de apenas 17 anos, foi tirada prematuramente da vida. Ela era uma estudante dedicada e apaixonada pelo vôlei, como mostravam seus posts nas redes sociais. Amigos e parentes prestaram homenagens emocionadas à jovem, que sempre será lembrada como parte da comunidade escolar.
Com o retorno das atividades escolares, espera-se que a Escola Estadual Sapopemba possa passar por um processo de recuperação, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para todos os envolvidos. O apoio emocional e a revitalização física são passos importantes para a reconstrução da comunidade escolar e o retorno à normalidade.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/06/apos-ataque-com-morte-aulas-em-escola-da-zona-leste-de-sp-retomam-com-atividades-de-acolhimento-psicologos-e-vigilante.ghtml

logo-voz-sao-paulo