Bombardeio Russo em Sumi Deixa 65 Feridos
Um ataque russo atingiu uma área densamente povoada de Sumi, no nordeste da Ucrânia, nesta segunda-feira. O evento resultou em pelo menos 65 feridos, incluindo 14 crianças, conforme divulgado pela Promotoria Regional de Sumi. Este bombardeio ocorre em meio a uma nova rodada de negociações entre Estados Unidos e Rússia, realizada na Arábia Saudita, visando um possível cessar-fogo parcial.
De acordo com uma nota divulgada pela promotoria em suas redes sociais, o projétil impactou uma área residencial, causando danos significativos a diversos blocos de apartamentos, a um hospital e a pelo menos uma instituição educacional. “A Rússia lançou um míssil contra uma área residencial densamente povoada de Sumi”, informou o órgão.
O prefeito de Sumi, Artem Kobzar, usou o Telegram para relatar que “o inimigo atacou edifícios residenciais, especialmente hospitais infantis”, e destacou que instituições para crianças e um hospital foram afetados. Kobzar assegurou que os serviços de emergência estão no local para transportar os feridos a diferentes centros médicos.
Contexto da Situação em Sumi
Sumi está localizada ao norte, na fronteira com a região russa de Kursk. Em agosto de 2024, as forças ucranianas realizaram uma ofensiva bem-sucedida na área, conseguindo ocupar algumas regiões. No início da invasão russa em fevereiro de 2022, Moscou chegou a ocupar partes da província de Sumi, porém se retirou semanas depois.
Negociações em Riad Buscam Cessar-Fogo
O bombardeio coincide com a retomada das conversas entre representantes dos Estados Unidos e da Rússia em Riad, capital da Arábia Saudita, com o objetivo de discutir um potencial cessar-fogo parcial. No domingo, uma delegação ucraniana, liderada pelo ministro da Defesa Rustem Umerov, encontrou-se com representantes dos Estados Unidos.
As delegações dos EUA e da Rússia reuniram-se a portas fechadas em um hotel de luxo em Riad, discutindo a possível reativação do acordo de cessar-fogo de 2022 no Mar Negro.
O presidente dos EUA, Donald Trump, está pressionando por um fim rápido do conflito iniciado há três anos, na esperança de que “as negociações em Riad abram caminho para um entendimento”.
O presidente russo, Vladimir Putin, recusou um pedido conjunto dos EUA e da Ucrânia por uma pausa total e imediata de 30 dias, propondo suspender os ataques apenas contra instalações de energia.
Possível Retomada da Iniciativa do Mar Negro
Os representantes estão avaliando a possível retomada da Iniciativa do Mar Negro, um acordo de um ano que permitiu o envio de milhões de toneladas de grãos e outros produtos alimentares a partir dos portos ucranianos. “A questão da Iniciativa do Mar Negro e todos os aspectos relacionados à sua renovação estão na pauta de hoje”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Essa foi uma proposta do presidente Trump, e o presidente Putin concordou com ela. Com esse mandato, nossa delegação viajou a Riad”, acrescentou.
Inicialmente, as negociações foram planejadas para ocorrer simultaneamente, mas agora estão sendo realizadas de forma sequencial.
(Com informações da AFP e EFE)