logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Autoescola em São Paulo é acusada pelo Detran-SP de fraude em biometria e obstrução de agentes

Unidade fiscalizada pelo departamento estadual de trânsito em Osasco, na Grande SP — Foto: Divulgação/Detran-SP

Detran-SP registra BO contra Centro de Formação de Condutores em Osasco por suspeita de fraude em biometria digital

Nesta quarta-feira (6), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) tomou uma medida séria contra um Centro de Formação de Condutores situado em Osasco, na Grande São Paulo. A denúncia, feita à ouvidoria do órgão, indicava a utilização de moldes de silicone para burlar o sistema de biometria digital, responsável pelo registro de presença em aulas e nos exames para obtenção da CNH.

Durante a fiscalização, os agentes do Detran-SP afirmaram terem sido hostilizados pelos funcionários da autoescola, que tentaram impedir a coleta de provas de forma física. Segundo o órgão de trânsito, o proprietário da unidade, se apresentando como sargento reformado da Polícia Militar, utilizou sua posição para intimidar os agentes.

Em resposta às acusações, Jackson Romeiro, dono da autoescola, negou qualquer envolvimento em fraude e afirmou ter sido alvo de uma abordagem violenta por parte dos fiscais, chegando a relatar que sua filha, que também trabalha no local, foi empurrada e uma porta de vidro foi quebrada.

O proprietário da autoescola.

Em sua defesa, Romeiro afirmou ter acionado a polícia, na esperança de que os fiscais fossem detidos. No entanto, foram os agentes do Detran-SP que registraram um boletim de ocorrência por inserção de dados falsos em sistema público informatizado, crime que pode acarretar em multa e reclusão por até 12 anos.

Até o momento, ninguém foi detido referente a essa ocorrência.

De acordo com o Detran-SP, o estabelecimento, seus diretores e instrutores estão suspensos de suas atividades. Em resposta, Romeiro informou que já está sendo assessorado por um advogado, e que pretende entrar com uma liminar para reverter a suspensão.

O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e aguarda retorno para verificar mais informações sobre o caso.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/12/07/detran-sp-acusa-autoescola-de-fraude-em-biometria-e-de-impedir-agentes-de-recolher-provas-dono-pm-nega-pratica.ghtml

logo-voz-sao-paulo