logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Beneficiários do Bolsa Família podem realizar recadastramento em Sorocaba; Confira as instruções

Foto: divulgação

A prefeitura de Sorocaba está lançando novas iniciativas para facilitar o processo de recadastramento dos beneficiários locais do Programa Bolsa Família, de acordo com um anúncio feito na última quinta-feira (29).
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a equipa do Cadastro Único, pertencente à Secretaria da Cidadania (Secid), tem desencadeado várias ações no sentido de auxiliar as famílias no processo de recadastramento. Na realidade, equipes da Secretaria da Cidadania estão ativamente envolvidas na busca ativa em distintos bairros e regiões da cidade, a fim de orientar os munícipes.
A próxima iniciativa está agendada para a quarta-feira (6 de março), no Residencial Viver Melhor – Gleba C, das 14h às 16h. Posteriormente, as equipes marcarão presença também na Comunidade G3 (dia 13), na Comunidade Vila União (dia 20), e no Sorocaba K (dia 27). Veja os endereços na imagem abaixo.
Durante estas ações, serão disponibilizados todos os recursos necessários para a atualização dos dados pessoais no CadÚnico. Esta medida tem um papel fundamental para garantir que nenhum dos beneficiários elegíveis ficará sem receber o benefício federal quando o governo lançar a ação de bloqueio do cartão de saque.
Para obter mais informações, entre em contato pelo número (15) 3212-6900, da Secid.

Inscrição para o Bolsa Família

Para ser elegível ao Bolsa Família, a principal condição é que a renda mensal por pessoa seja até R$ 218,00. Se a renda mensal per capita da família se enquadra neste critério, a família poderá ser considerada para inclusão no programa.

Quem deseja fazer a inscrição, deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família na sua localidade. Possuir cadastro é um pré-requisito, mas não assegura automaticamente a entrada da família no programa.

Se sua família for selecionada, receberá uma carta em casa. Se ainda não recebeu, dirija-se ao setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou na Prefeitura de sua cidade. Também é possível verificar o status do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou ligando no número 111.
O que é?
O Bolsa Família é um programa federal que busca a transferência direta e indireta de renda, agregando benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, voltados para famílias em situação de pobreza. Além disso, o Programa oferece mecanismos para a emancipação socioeconômica da família em situação de vulnerabilidade social.
As condições impostas pelo Programa visam garantir o acesso às ações básicas, impulsionar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a inclusão social.

A necessidade do acompanhamento de saúde das beneficiárias do Bolsa Família mostra-se primordial através do cumprimento dos pré-requisitos marcados pelo SUS, que incluem serviços para a realização do pré-natal por gestantes, cumprimento do calendário de vacinação e acompanhamento do estado nutricional das crianças. Sendo assim, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos, devem ser assistidas por uma equipe de saúde familiar, agentes comunitários de saúde ou unidades básicas de saúde, que fornecerão os serviços necessários para cumprir as ações de responsabilidade familiar.
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (2017), é dever de todos os membros das equipes que trabalham na Atenção Básica acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Bolsa Família as condições de saúde das famílias beneficiárias.
Portanto, o responsável técnico municipal do Programa Bolsa Família na Secretaria de Saúde deve acessar a Plataforma e-Gestor AB – Sistema Bolsa Família na Saúde para encontrar a relação das famílias beneficiárias de sua municipalidade que precisam ser acompanhadas no âmbito da saúde em cada ciclo.
O Benefício Composição Familiar, voltado para gestantes elegíveis, é identificado por profissionais da saúde. Este benefício objetiva incrementar a proteção à mãe e ao bebê, aumentando a renda familiar durante a gestação e primeira infância, ampliando a responsabilidade do Sistema Único de Saúde com as famílias do Bolsa Família. Para isso, a detecção precoce das beneficiárias gestantes pelo serviço de saúde para a realização do pré-natal é fundamental. Quanto mais cedo a gestação for notificada, mais rápido a família começará a receber o benefício.
 

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/recadastramento-bolsa-familia-sorocaba/

logo-voz-sao-paulo