logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Brasil se despede do basquete olímpico após derrota para os EUA

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao ser derrotado pelos Estados Unidos nas quartas de final do basquete masculino. O confronto, realizado na tarde desta terça-feira (6) na Arena Bercy, terminou com um placar de 122 a 87 a favor da poderosa seleção estadunidense, reconhecida como a nova versão do “Dream Team”.

Os jogadores brasileiros iniciaram o jogo com uma marcação intensa e criando chances no ataque, mas não conseguiram manter um bom aproveitamento. Em contrapartida, os EUA exploraram os contra-ataques, garantindo uma vantagem que se consolidou até o final da partida.

Bruno Caboclo destacou-se como o principal pontuador do Brasil, anotando 30 pontos. Pelos Estados Unidos, Devin Booker acumulou 18 pontos, seguido por Anthony Edwards com 17. Na semifinal, os estadunidenses enfrentarão a Sérvia na próxima quinta-feira (8).

Este resultado é um reflexo das campanhas distintas dos dois times durante os Jogos Olímpicos em Paris. O “Dream Team”, repleto de estrelas da NBA, teve um desempenho impecável na fase de grupos, derrotando a Sérvia por 110 a 84, o Sudão do Sul por 103 a 86 e Porto Rico por 104 a 83.

Por outro lado, o Brasil enfrentou desafios significativos, perdendo para a França por 78 a 68 e para a Alemanha por 86 a 73. No entanto, conseguiu uma vitória crucial contra o Japão por 102 a 84, assegurando a classificação como um dos melhores terceiros colocados.

Este confronto marcou o décimo embate entre Estados Unidos e Brasil na história do basquete masculino em Jogos Olímpicos. Historicamente, os estadunidenses venceram nove vezes, incluindo duas vitórias na era do “Dream Team”: nas primeira fase de Barcelona (1992) e nas quartas de final de Atlanta (1996).

O momento mais próximo de uma vitória brasileira em Olimpíadas ocorreu em 1968, na Cidade do México, quando a equipe norte-americana venceu por 75 a 63. No Mundial de 2010, o Brasil quase triunfou, perdendo por somente dois pontos na fase de grupos, com um placar de 70 a 68.

Apesar da derrota em Paris, a performance dos atletas brasileiros foi significativa. A seleção não competia nas eliminatórias do basquete masculino em Jogos Olímpicos havia 12 anos, desde Londres (2012), quando conseguiu pontos suficientes para avançar na fase de grupos.

Naquela ocasião, a equipe foi eliminada pela Argentina, terminando em quinto lugar geral. Já nas Olimpíadas do Rio (2016), o time não passou da primeira fase, e em Tóquio, o Brasil não obteve a classificação para o torneio de basquete masculino.

Vale mencionar que os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro nas últimas quatro edições das Olimpíadas, exceto em 2004, em Atenas, onde perderam para a Argentina.

Fonte: https://almapreta.com.br/sessao/olimpiadas-2024/brasil-se-despede-do-basquete-nas-olimpiadas-apos-derrota-contra-os-eua/

logo-voz-sao-paulo