Itamaraty é comunicado sobre mais um brasileiro desaparecido em Israel durante conflito com extremistas Hamas
O Ministério das Relações Exteriores foi informado sobre mais um brasileiro que está desaparecido em Israel após os ataques promovidos pelo grupo extremista Hamas. Michel Nisembaum, de 59 anos, vive há mais de 40 anos em Israel e no dia dos ataques, em 7 de outubro, saiu de casa para buscar sua neta em uma base militar israelense.
Desde então, Michel não entrou mais em contato com sua família, o que tem preocupado parentes e amigos. Suspeita-se que ele tenha sido sequestrado, sendo apresentado como evidência um vídeo divulgado pelo Hamas que mostra pertences de israelenses sequestrados, entre eles a carteira de motorista de Michel. O brasileiro possui duas filhas e cinco netos que residem em Israel.
Segundo relatos da irmã de Michel, Mary Shohat, o último contato telefônico ocorreu às 7h23, quando foram ouvidos gritos de “Hamas, Hamas” antes de a ligação ser interrompida. A cidade onde Michel morava, Sderot, foi invadida pelos terroristas do Hamas no dia dos ataques.
A Embaixada do Brasil em Israel já foi notificada sobre o desaparecimento de Michel Nisembaum pela Polícia Internacional (Interpol). O brasileiro tinha dupla cidadania, brasileira e israelense.
De acordo com o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, as informações disponíveis até o momento indicam que Michel estava a caminho da casa de sua neta quando a ligação foi interrompida, e desde então ele está desaparecido.
Com mais esse brasileiro desaparecido, o Itamaraty contabiliza até o momento 3 brasileiros mortos em Israel durante o conflito com o Hamas, além de 3 israelenses com ascendência brasileira que também vieram a óbito. Michel Nisembaum é o único brasileiro que o governo considera como desaparecido no momento. A situação preocupa as autoridades brasileiras, que buscam informações oficiais sobre o paradeiro do cidadão brasileiro-israelense.