logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Brasileiros, atenção: Medida controversa de Trump afeta bebês de imigrantes; confira detalhes

Mundo: Trump Revê Cidadania para Filhos de Imigrantes Ilegais

O ex-presidente Donald Trump determinou que agências governamentais dos Estados Unidos cessem a emissão de documentação de cidadania para bebês nascidos no país de pais que não possuem situação regular. Essa ação faz parte de diversas ordens sobre imigração assinadas por Trump no Salão Oval na noite de segunda-feira.

Reinterpretação da 14ª Emenda

Trump busca reinterpretar a 14ª Emenda da Constituição, que assegura a cidadania a indivíduos nascidos em solo americano. Especialistas legalistas consideram a mudança “ilegal” e preveem que será rapidamente contestada nos tribunais.

Grupos conservadores apoiam a pauta, argumentando que muitos imigrantes em situação irregular cruzam a fronteira com a intenção de garantir cidadania para seus filhos. A decisão impediria o Departamento de Estado de fornecer passaportes e orientaria a Administração da Previdência Social a não reconhecer essas crianças como cidadãs dos EUA.

Implementação em 30 Dias

De acordo com a legislação vigente, a ordem de Trump deve ser efetivada nos próximos 30 dias. Já em 2018 e 2019, o então presidente ameaçou revogar a cidadania por nascimento, mas as ações não passaram de ameaças.

Fonte: https://portaltucuma.com.br/atencao-brasileiros-trump-mira-bebes-de-imigrantes-com-medida-polemica-entenda-mf18/

logo-voz-sao-paulo