logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Brasileiros recebem autorização para partir da Faixa de Gaza: confira os passos a seguir até o retorno ao Brasil

Mapa mostra como será o caminho dos brasileiros até o Egito — Foto: Kayan Silva/g1

Brasileiros que estavam presos na Faixa de Gaza começaram a ser repatriados e enfrentarão uma longa jornada até chegar a Brasília. O grupo de 33 pessoas, que estava no sul de Gaza, será recebido por uma equipe do Itamaraty assim que cruzarem a fronteira com o Egito.

No Egito, eles terão duas opções de trajeto: pegar um ônibus até o aeroporto de El Arish e embarcar no avião presidencial, que fará escalas em Roma, Las Palmas e Recife antes de chegar em Brasília; ou viajar de ônibus até a cidade do Cairo, em uma jornada de aproximadamente cinco a seis horas.

De acordo com o embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, a chegada no Brasil está prevista para domingo (12). Lá, o governo federal irá oferecer abrigo, documentação e alimentação para os repatriados. Uma força-tarefa será montada no aeroporto para auxiliar no desembaraço de documentação e oferecer atendimento médico e psicológico imediato.

As famílias poderão ficar abrigadas em São Paulo, em espaços separados, e terão garantido o deslocamento para outras cidades caso tenham vínculos no Brasil. O Acnur e a OIM estão fornecendo apoio para garantir a aplicação do protocolo humanitário para refugiados.

Os cidadãos palestinos terão opções como entrar com visto brasileiro, pedido de admissão excepcional ou pedido de refúgio. A PF ficará responsável pelos controles na chegada e o Conare já está preparado para receber pessoas sem nacionalidade brasileira e incluí-las nos programas de transferência de renda, como o bolsa-família, e outros benefícios.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/11/10/brasileiros-sao-autorizados-a-deixar-gaza-veja-proximos-passos-do-grupo-ate-a-chegada-ao-brasil.ghtml

logo-voz-sao-paulo