logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Candidatos do CNU agora podem utilizar documento digital para identificação

Mais de 2,11 milhões de candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) deverão apresentar, sem exceção, um documento de identidade válido, original e com foto ao entrarem na sala de prova. As provas do CNU serão realizadas no próximo domingo (18), em 228 cidades, incluindo Campinas, e estarão espalhadas por todas as unidades da Federação.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que é responsável pelo concurso, cópias, ainda que autenticadas em cartório, não serão aceitas sob nenhuma circunstância. Também não serão válidas fotografias dos documentos, mesmo que armazenadas na galeria do smartphone dos participantes.

Os editais das oito divisões do concurso permitem a utilização de documentos digitais para identificação, como o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG digital. Esses documentos devem ser apresentados nos aplicativos oficiais correspondentes ou através da Carteira de Documentos Digitais do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, ou pelo aplicativo com o mesmo nome.

Caso o candidato opte por utilizar um documento digital, o MGI recomenda que o aplicativo Gov.br já esteja instalado no celular, com a bateria devidamente carregada. Após o download, o aplicativo pode ser utilizado mesmo sem conexão à internet. Além disso, é importante que a funcionalidade do aplicativo seja verificada com antecedência.

Concurso Unificado

A primeira edição do chamado Enem dos Concursos concentra os processos seletivos autorizados para a contratação e seleção de servidores públicos federais. Segundo o MGI, este modelo unificado acelera a contratação de servidores, ajudando a recompor a força de trabalho dos órgãos após a perda de 73 mil servidores nos últimos seis anos.

O CNU selecionará, em uma única ocasião, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais, incluindo entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

As provas terão questões objetivas específicas e dissertativas, divididas por área de atuação, e serão aplicadas em dois turnos no próximo domingo. Pela manhã, os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, conforme o horário de Brasília. À tarde, os inscritos poderão entrar nos locais de provas a partir das 13h, com os portões fechando pontualmente às 14h, também no horário de Brasília. Quem reside em estados com fusos horários diferentes deve ficar atento aos seus relógios.

Fonte: https://horacampinas.com.br/candidatos-do-cnu-poderao-usar-documento-digital-como-identificacao/

logo-voz-sao-paulo