logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Com 96% das urnas apuradas, boletim do CNE aponta 51,9% para Maduro

### Segundo Boletim das Eleições na Venezuela: Maduro com 51,95% dos Votos

Mundo – Nesta sexta-feira (2), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou o segundo boletim relativo às eleições realizadas no último domingo (28). Com 96,87% das urnas apuradas, o atual presidente Nicolás Maduro aparece em vantagem, acumulando 51,95% dos votos, contra 43,18% do candidato oposicionista, Edmundo González. Os demais candidatos somavam 4,86% da preferência dos eleitores, enquanto 0,41% dos votos foram considerados nulos.

Em termos de participação, o CNE informou que 59,97% dos venezuelanos habilitados, um total de 21,3 milhões, compareceram às urnas. Com base nos dados divulgados, Maduro teria obtido 6,4 milhões de votos, enquanto González conquistou 5,3 milhões. No entanto, ainda não há previsão de quando serão publicadas as atas eleitorais divididas por mesas de votação, informação solicitada por países como Brasil, México e Colômbia.

### Justificativas e Contestações

O comunicado foi feito pelo presidente do CNE, Elvis Amoroso, que explicou o atraso na divulgação dos resultados devido a um suposto ataque cibernético às telecomunicações venezuelanas.

> “Ataques informáticos massivos de diferentes partes do mundo contra a infraestrutura tecnológica do Poder Eleitoral e das principais empresas de telecomunicações do Estado atrasaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados. A agressão terrorista inclui o incêndio de gabinetes eleitorais regionais, centros de votação e centros de transmissão de contingências. Apesar do exposto, o poder eleitoral, até a data de hoje, conseguiu transmitir a maioria das atas”, afirmou Amoroso.

Apesar das justificativas, Amoroso não estabeleceu uma data para a publicação das atas por mesa eleitoral. No primeiro boletim, divulgado na madrugada da última segunda-feira (29), com 80% das urnas apuradas, Maduro possuía 51,21% dos votos e Edmundo 44%.

### Reações Internacionais e Legais

A oposição vem contestando os resultados e afirmou, em um site na internet, que teria evidências da vitória de Edmundo. Na última quinta-feira (1º), o governo dos Estados Unidos reconheceu os dados apresentados pela oposição.

Em resposta, Nicolás Maduro entrou com um recurso no Tribunal Superior de Justiça (TSJ) solicitando uma investigação sobre o resultado. A Corte Suprema marcou uma audiência para esta sexta-feira com o objetivo de iniciar as investigações sobre o processo eleitoral.

Fonte: Agência Brasil

### Leia mais
– Venezuela enfrenta crises sociais e políticas após vitória de Maduro

### Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Fonte: https://portaltucuma.com.br/com-96-das-urnas-apuradas-boletim-do-cne-da-519-a-maduro-am77/

logo-voz-sao-paulo