logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Conferência discute desafios e alternativas no combate às mudanças climáticas na África.

Foto: divulgação

A FAPESP destaca temáticas de grande relevância global em suas conferências – Foto por Daniel Antonio, Cortesia da Agência FAPESP.

A África enfrenta de modo crítico os impactos das mudanças climáticas, mesmo contribuindo somente com 4% para as emissões globais de gases de efeito estufa. Esse fenômeno afeta profundamente seu sistema produtivo e conduz a um intenso movimento migratório de suas populações. Mesmo sendo rico em potencial solar, o continente dispõe de apenas 5 Gigawatts (GW) de energia fotovoltaica instalada, representando menos de 1% do total mundial.

Essas são algumas das questões centrais da 6ª Conferência Fapesp 2024, agendada para 26 de julho, entre 10h e 11h30, sob o lema “Mudanças Climáticas, Transição Energética e Soberania Alimentar na África: Desafios e Perspectivas”. Miguel de Barros, sociólogo e pesquisador da Guiné-Bissau vinculado ao Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (Cesac), será o responsável por liderar a discussão. As informações para participação estão disponíveis gratuitamente através deste link.

A conferência pretende explorar estratégias alternativas que promovam uma reestruturação sustentável nos países do Sul Global, focando na independência do processo de modo a beneficiar diretamente a África e a América do Sul. Isso se dá através da perspectiva pan-africanista, com o intuito de fomentar a soberania dessas regiões.

Miguel de Barros, cofundador do Cesac e ativo no Conselho de Pesquisa para as Ciências Sociais em África (Codesria), também ocupa o cargo de diretor executivo na ONG guineense Tiniguena, significando “Esta Terra é Nossa”, além de presidir o Comitê Nacional dos Membros da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), coordenar a rede para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau (REESSANGB) e fazer parte da Copagen, defendendo o patrimônio genético africano. Suas pesquisas abrangem desde a gestão do patrimônio natural, cultural e histórico até o valor socioeconômico dos serviços ecossistêmicos e governança de áreas protegidas.

A moderação do evento estará nas mãos de Maria Hermínia Tavares de Almeida, vinculada ao Cebrap e à FFLCH da USP, e Carlos Alfredo Joly, professor da Unicamp.

**Detalhes sobre a Conferência:**
– **Data:** 26 de julho, 10h às 11h30
– **Local:** Auditório FAPESP (Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo, SP)
– **Inscrições Gratúitas:** [link para inscrições]
– **Mais informações:** Confira a programação completa das Conferências FAPESP 2024 [clicando aqui](#).

Esteja atento às discussões relevantes sobre as transformações necessárias para um futuro mais sustentável e equitativo, focando especialmente nas questões climáticas e energéticas que afetam profundamente a África e outras regiões do Sul Global.

logo-voz-sao-paulo