logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Depois de voto por 14 anos de prisão, Fux solicita vista em caso de ré que usou batom para pichar estátua em 8 de janeiro

Ministro do STF Suspende Julgamento de Débora Rodrigues dos Santos

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou vista no julgamento referente à condenação de Débora Rodrigues dos Santos. Ela é acusada de participação nos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, sendo investigada por pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, situada em frente à sede do STF.

O julgamento teve início na última sexta-feira (21), no plenário virtual da Primeira Turma, e estava programado para ser finalizado até a sexta-feira seguinte (28). No formato virtual, os ministros não debatem diretamente; eles apenas registram seus votos no sistema eletrônico do tribunal.

Voto do Relator

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Débora, propondo uma pena de 14 anos de prisão e uma multa de cerca de R$ 50 mil. Moraes também recomendou que todos os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro sejam obrigados a pagar uma segunda multa, no valor de R$ 30 milhões, como indenização por danos morais coletivos.

“Conforme vasta fundamentação previamente exposta, a ré dolosamente aderiu a propósitos criminosos direcionados a uma tentativa de ruptura institucional, que acarretaria a abolição do Estado Democrático de Direito e a deposição do governo legitimamente eleito”, afirmou Moraes em seu voto.

O ministro Flávio Dino seguiu a decisão de Moraes.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/politica/2025/03/24/apos-voto-por-14-anos-de-prisao-fux-pede-vista-em-julgamento-de-re-do-8-de-janeiro-que-usou-batom-para-pichar-estatua/

logo-voz-sao-paulo