logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Emdec e Guarda Municipal realizam blitze resultando em 90 autuações

Foto: divulgação

Resultados de duas blitz integradas em Campinas, conduzidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento da cidade (Emdec) em parceria com a Guarda Municipal, foram anunciados. A atuação conjunta totalizou 121 veículos inspecionados, 90 penalizações e uma motocicleta apreendida por fraudar a placa.

A ação ocorreu na quinta-feira (18/01) na avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli (sentido centro – bairro), nas proximidades de Cônego Cipião. Uma quantidade de 50 veículos foi verificada, incluindo 40 motos e 10 carros, resultando em 37 infrações. Destas, 25 foram aplicadas a motociclistas e 12 aos condutores de veículos.

Inclusive, uma moto foi encaminhada ao 1º Distrito Policial devido à adulteração da placa que não condizia com a documentação. O motociclista recebeu multa de R$ 293,47 por cometer tal infração considerada gravíssima, podendo também ser recluso de três a seis anos conforme o Código Penal. Outros 12 veículos (sendo quatro motos e oito carros) foram enviados ao Pátio Municipal.

Na sexta-feira subsequente (19/01), a blitz foi na avenida Waldemar Paschoal (direção bairro – Centro). Foram 71 veículos inspecionados, abrangendo 54 motos e 17 utilitários, gerando 53 autuações. Destes, 13 veículos (sete motos e seis carros) foram recolhidos ao pátio.

Destaca-se que, nas duas ações, uma dezena de motociclistas e um motorista de carro conseguiram solucionar as pendências no local, sendo então liberados. Ao todo, 110 motociclistas e respectivas garupas foram instruídos sobre a obrigatoriedade do uso das viseiras.

Certamente, estas ações visam principalmente à segurança dos demais condutores através da prevenção de comportamentos de risco. A Emdec e as forças de segurança buscam assim evitar acidentes, óbitos e lesões no trânsito ao identificar e penalizar aqueles que violam a lei.

Em relação a Campinas, até novembro de 2023, foram 65 vidas perdidas em vias da cidade e o excesso de velocidade foi um fator presente em 27% dos 37 casos analisados.

Estas ações fazem parte da campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, iniciada em setembro de 2023. O movimento alerta para a importância do respeito aos limites de velocidade nas vias e aponta as consequências trágicas dos acidentes.

A base para tais abordagens está na aplicação da Lei 14.599/2023, que expandiu as responsabilidades das autoridades municipais em termos de fiscalização de trânsito. Com isso, os agentes de Mobilidade Urbana podem monitorar diversas violações do Código de Trânsito Brasileiro, incluindo a condição dos veículos e a documentação.

Já em 2024, seis ações integradas de fiscalização foram implementadas, envolvendo a Emdec e a Guarda Municipal. Além disso, os agentes da Emdec também apoiaram duas Operações Direção Segura (ODS’s) em conjunto com a Polícia Militar, que realiza a fiscalização em dois locais diferentes, em cada operação.

Fonte: https://www.noticiascampinas.com.br/duas-blitze-da-emdec-e-guarda-municipal-resultam-em-90-autuacoes/

logo-voz-sao-paulo