logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Estação BRS Maracanã do corredor BRT é alvo de vandalismo

Foto: divulgação

A estação BRS Maracanã, localizada no sentido do centro para o bairro, foi vandalizada logo no primeiro dia de operação da nova linha de ônibus 218, que faz a rota Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande, proporcionando uma ligação rápida entre estes dois terminais urbanos. O vandalismo foi percebido na manhã de sexta-feira, 19 de janeiro.

“Essa situação é extremamente lamentável. Atos criminosos como esse só prejudicam a população, que passa por despercebidas se beneficiaria imensamente com esta nova estação de transbordo. Muito decepcionante ver este espaço novíssimo, útil e benéfico para os usuários do transporte coletivo ser vandalizado já em seu primeiro dia de uso”, declara Vinicius Riverete, presidente da Emdec.

Em 2023, a Emdec teve um gasto de mais de R$200.000 na manutenção das estações BRT que foram alvo de vandalismo, com um total de 73 ocorrências. “Este é um custo significativo para a sociedade. Este capital poderia ter sido utilizado para aprimorar ainda mais os serviços para os usuários de transporte”, comenta Riverete.

A Emdec planeja repintar a área que foi pichada e está considerando medidas para prevenir esse tipo de ocorrência, incluindo a possibilidade de grafitar os espaços.

Em paralelo ao lançamento da nova linha de ônibus, as três estações BRS do Corredor BRT Campo Grande – Maracanã, Santa Clara e Concórdia também começaram a operar. Nos últimos dias, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizou uma operação conjunta para revitalizar estes espaços e torná-los aptos para uso. As seis estruturas foram pintadas – duas estações em cada sentido, do centro para o bairro e vice-versa – e tiveram a energia elétrica e a iluminação restabelecidas. Os bancos foram pintados, a comunicação visual foi atualizada, faixas informativas foram adicionadas e as estações foram lavadas.

Essas três estações BRS eram as últimas infraestruturas do Corredor BRT Campo Grande ainda não operacionais.

Apesar do ocorrido com a estação Maracanã, o início das operações da nova linha 218 ocorreu sem problemas e sem outros incidentes. Essa rota faz conexão direta e rápida entre os terminais Itajaí e Campo Grande.

Caracterizada como semiexpressa e alimentadora, essa linha também possibilita a integração com as linhas BRT20 e BRT21.

Além de atender os dois terminais urbanos, essa nova linha também faz parada nas três estações BRS do Corredor BRT Campo Grande: Maracanã, Santa Clara e Concórdia.

Operando durante a semana, finais de semana e feriados, a linha 218 tem um intervalo aproximado entre viagens de 20 minutos, e o periodo de viagem entre os dois terminais é de cerca de 10 minutos.

O primeiro veículo da linha sai do Terminal Itajaí às 4h15; o último, parte do Terminal Campo Grande às 1h05.

Acesse AQUI os horários e itinerários da linha 218 na Ordem de Serviço (OS).

Fonte: https://www.noticiascampinas.com.br/estacao-brs-maracana-do-corredor-brt-sofre-ato-de-vandalismo/

logo-voz-sao-paulo