logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Governo de SP anuncia mutirão para atender 26 mil pacientes na fila de espera por cirurgias ortopédicas

Coletiva governo de SP sobre mutirão das cirurgias ortopédicas — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

Mutirão para reduzir a fila de cirurgias ortopédicas pelo SUS será realizado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o governo, a ação visa atender os 26 mil pacientes em condição pré-operatória que aguardam procedimentos de média e alta complexidade em todo o estado.

Os hospitais iniciarão a convocação dos pacientes a partir da próxima semana, sendo que o investimento total será de R$ 50 milhões.

“Todos os hospitais conveniados ao SUS de São Paulo estão autorizados a participar do Mutirão da Ortopedia. Nosso objetivo é realizar o maior número possível dessas 26 mil cirurgias até o final deste ano. Para o ano de 2024, com a Tabela SUS Paulista e os recursos adicionais que serão destinados, poderemos manter o mutirão em funcionamento durante todo o ano. Acreditamos que dessa forma conseguiremos eliminar o colapso das cirurgias ortopédicas nos próximos 24 meses”, afirmou o secretário estadual da saúde, Eleuses Paiva, em comunicado à imprensa.

Porém, vale ressaltar que a fila de espera é muito mais extensa. Segundo reportagem do site g1 divulgada em junho deste ano, apenas na capital paulista, mais de 50 mil pessoas aguardam por cirurgias ortopédicas.

Desde o início do ano, a prefeitura de São Paulo vem cobrando do estado a criação de uma fila única. O secretário de Saúde da capital, Luiz Carlos Zamarco, destaca que as cirurgias ortopédicas são aquelas que mais impactam a espera no município, devido à sua alta complexidade. Ele também ressalta que um dos gargalos é a falta de uma fila única em todo o estado, o que gera distorções.

Na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, informou que a implementação dessa medida está prevista somente para 2024.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/29/governo-de-sp-diz-que-fara-mutirao-para-operar-26-mil-pacientes-que-aguardam-por-cirurgias-ortopedicas.ghtml

logo-voz-sao-paulo