Um homem de 31 anos foi preso após invadir um ônibus da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, no interior paulista, e manter 12 pessoas reféns durante o trajeto na manhã desta terça-feira (23). O coletivo transportava pacientes para consultas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Segundo informações iniciais, a ocorrência teve início por volta das 5h40, em Santa Rita do Passa Quatro, quando o suspeito entrou no veículo armado com um revólver e anunciou o sequestro.
Durante a viagem, os ocupantes do ônibus conseguiram enviar mensagens para familiares, que acionaram a PM (Polícia Militar). As equipes passaram a acompanhar a situação enquanto o motorista seguia o trajeto conforme determinado pelo suspeito.
Abordagem e Negociação com a Policia
A abordagem ocorreu já em Ribeirão Preto, nas proximidades do viaduto da Avenida Costábile Romano, cerca de 40 minutos após o início do deslocamento. Antes disso, o suspeito havia efetuado um disparo, mas ninguém ficou ferido.
Após a negociação, os passageiros foram retirados do veículo em segurança e o suspeito se rendeu. “Foi um alívio. Não houve feridos na ocorrência. Todos foram libertados em segurança e, após a apresentação do caso na delegacia, puderam realizar os exames no hospital normalmente”, afirmou o sargento Joel Souza, que participou da ocorrência.
A arma utilizada na ação foi deixada dentro do veículo junto com munições e acabou apreendida pelos policiais. Além disso, três celulares que estavam com o homem foram recolhidos. Um deles pertencia ao suspeito, enquanto os outros dois não tinham comprovação de origem.
Perfil do Suspeito e Investigações
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o homem possui antecedentes por crimes de roubo e furto e havia sido solto no fim de maio deste ano.
A investigação agora busca entender mais sobre os motivos que o levaram a realizar o sequestro, bem como se o homem agiu sozinho ou teve cumplices no planejamento da ação.
Implications do Caso e Segurança Pública
O caso expõe questões relevantes sobre a segurança pública em áreas urbanas e a vulnerabilidade de serviços essenciais como o transporte de pacientes. Especialistas em segurança afirmam que tais ocorrências podem afetar a confiança da população nas instituições responsáveis pela segurança pública.
A situação gerou preocupações entre os cidadãos e autoridades, ressaltando a importância de estratégias de prevenção a kidnappings e ações maiores para garantir a proteção de pessoas em situação vulnerável, como pacientes em transporte para tratamento de saúde.
A ocorrência está sendo apresentada na Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto, onde o homem deverá responder por seus atos. O caso ainda está em investigação e mais informações devem surgir nos próximos dias.
