Polícia São Paulo e Região

Homem é preso em operação contra falsa central bancária que aplicou R$ 150 mil em golpes em SP Prisão ocorreu na capital paulista, onde a Polícia Civil também fez busca e apreensão em dois imóveis. Criminosos induzem vítimas a ligarem para falsa central e passarem senhas.

A Polícia Civil de Barretos (SP) prendeu nesta quarta-feira (17) um homem suspeito de integrar uma quadrilha responsável pelo golpe da falsa central de atendimento bancário. O grupo criminoso teria causado prejuízo de ao menos R$ 150 mil a vítimas em diferentes cidades do estado de São Paulo.

O mandado de prisão temporária foi cumprido na capital paulista, onde a polícia também realizou buscas e apreensões em dois imóveis ligados ao suspeito. A identidade do homem não foi divulgada, mas a corporação informou que ele possui antecedentes criminais. Ele deverá responder pelos crimes de associação criminosa e furtos mediante fraude. As investigações seguem para identificar outros integrantes da quadrilha e possíveis crimes correlatos.

De acordo com a Polícia Civil, o golpe funcionava principalmente em salas de autoatendimento bancário. Os criminosos instalavam cartazes falsos nos caixas eletrônicos, indicando que os clientes deveriam ligar para um número “0800” de suporte ao cliente. Para induzir as vítimas, dispositivos eram colocados nos caixas para reter os cartões bancários. Quando o cliente ligava para a falsa central, era orientado a fornecer dados pessoais e senhas, enquanto outro integrante retirava o cartão retido e realizava saques e compras indevidas.

Ao todo, a polícia identificou mais de 20 boletins de ocorrência com o mesmo modus operandi em todo o estado, segundo informou a corporação. A operação reforça a necessidade de cautela ao utilizar caixas eletrônicos e nunca fornecer informações pessoais ou senhas por telefone.