logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Indústria paranaense cresce 4% e supera nível pré-pandemia

Foto: divulgação

O setor industrial do Paraná teve um início de ano promissor, registrando um aumento de 4% nos primeiros dois meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, ultrapassando, assim, os níveis de atividade pré-pandemia. Essas conclusões foram retiradas da Pesquisa Industrial Mensal, publicada na última terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo evidenciou a expansão da produção industrial no estado em todos os aspectos investigados.

Ademais, conforme expresso pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, “os dados recentes confirmam o excelente desempenho da economia paranaense, posicionando o estado como o líder no crescimento econômico em 2023, com uma taxa que dobrou o aumento do PIB nacional”. Essa elevação na indústria tem o poder de impulsionar demais setores, dinamizando a economia das cidades paranaenses.

Os resultados obtidos em fevereiro também se mostraram encorajadores. Apesar de um recuo de 0,3% no Brasil em relação a janeiro, com diminuições observadas em cinco das 15 áreas pesquisadas, a indústria do Paraná avançou 0,6% de um mês para o outro. Quando comparado a fevereiro de 2023, houve um acréscimo de 4,7% na produção estadual.

Destaca-se que o Paraná também liderou o crescimento entre os estados do Sul, com um acréscimo de 2,4% no índice acumulado de 12 meses, superando tanto a performance de Santa Catarina quanto a do Rio Grande do Sul, além da média nacional.

Em fevereiro de 2024, o nível da atividade industrial do Paraná alcançou o indicador de 105,65774, posicionando-se acima do patamar de fevereiro de 2020, antes das restrições mais severas impostas pela pandemia da Covid-19. O analista da PIM Regional, Bernardo Almeida, destacou que, além do Paraná, outras regiões, incluindo Amazonas e São Paulo, ultrapassaram os níveis pré-pandemia em fevereiro deste ano.

O desempenho industrial paranaense nos dois primeiros meses foi impulsionado principalmente pela escalada na produção de máquinas e materiais elétricos, com um notável aumento de 41,4%, seguido por um crescimento significativo na fabricação de produtos de madeira (22,1%). Outros segmentos como bebidas, produtos de borracha e de plástico também mostraram expansão notável.

Entretanto, houve decrecimento na produção de alguns setores, como o de máquinas e equipamentos, que registrou uma queda de 13,3%, e na fabricação de produtos de minerais não metálicos, com redução de 4%.

Ao avaliar a produção em relação a fevereiro de 2023, os destaques vão novamente para as indústrias de máquinas e produtos de madeira, com crescimentos expressivos. Por outro lado, apenas três segmentos industriais apresentaram redução na produção no período analisado.

O acumulado dos últimos 12 meses revelou progressos notáveis, especialmente no setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, marcando o maior avanço com um aumento de 16,6% em relação aos 12 meses antecedentes. Outros setores, como o de bebidas e produtos alimentícios, também fecharam o período em alta.

Esses dados positivos refletem a robustez e a capacidade de recuperação da indústria do Paraná, apresentando um cenário promissor para o futuro econômico do estado.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

logo-voz-sao-paulo