Ministério Público do Rio de Janeiro realiza operação contra lavagem de dinheiro
Nesta segunda-feira (17), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) desencadeou uma operação direcionada a desarticular um esquema de lavagem de dinheiro que, de acordo com as investigações, teria movimentado mais de R$ 100 milhões através de postos de gasolina. Investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) apontam dois policiais penais como alvos principais da operação.
Mandados de busca e apreensão
Os agentes do MPRJ executaram seis mandados de busca e apreensão em locais associados aos suspeitos e seus familiares. As diligências ocorreram nos bairros de Jacarepaguá, Ilha do Governador e Cavalcante. As ordens foram emitidas pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital.
Empresas de fachada e ligações criminosas
De acordo com os promotores, os policiais penais supostamente utilizaram empresas de fachada para ocultar e movimentar recursos oriundos de atividades ilegais. O Ministério Público investiga ainda possíveis conexões dos envolvidos com organizações criminosas.
Esforços contínuos do Gaeco
A operação realizada na segunda-feira faz parte de um esforço mais amplo do Gaeco para desmantelar esquemas financeiros que sustentam atividades ilícitas no estado.