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No documentário “Quando o Galo Canta”, são exploradas as escalas modais do folclore brasileiro

Foto: divulgação

Homem branco de óculos com lentes no formato retangular e cabelos lisos castanhos. Camiseta branca e em frente a um fundo branco.Alberto Cunha, regente do Coralusp – Foto: Coralusp

Nascido em 1929 na cidade de Stuttgart, Alemanha, Ernst Mahle mudou-se para o Brasil em 1951, vindo a adotar Piracicaba como sua nova casa. Como compositor e educador, tem sido uma figura proeminente à frente da Escola de Música de Piracicaba, dedicando-se intensamente a incorporar o folclore brasileiro em suas composições. Mahle destaca-se por explorar temas folclóricos de várias regiões do Brasil, contextualizando-os em uma perspectiva musical que enfatiza as características escalas modais do nosso folclore.

Hoje, destaca-se sua obra coral “Quando o Galo Canta” para coro misto a quatro vozes, uma música cuja letra simples celebra o nascer do dia. A composição inicia com o ostinato nos baixos, um motivo melódico-rítmico que se repetem de forma constante, estabelecendo o cenário para o despertar gradual do amanhecer. À medida que a peça avança, outras vozes se atravessam, criando uma atmosfera envolvente que simboliza a chegada da aurora.

O tema principal é então apresentado pelas vozes femininas, complementado por um cânone executado pelos tenores. À medida que a obra progredi, sua luminosidade, intensidade e dinamismo aumentam, ilustrando a majestosa ascensão do sol. O modo mixolídio, caracterizado pela escala maior com a sétima nota abaixada, domina a peça, infundindo-a com uma rica textura sonora.

Um ponto culminante é alcançado quando os baixos transitam de seu ostinato prolongado para uma série de notas longas, sobre as quais o tema principal é retomado, agora enriquecido por uma complexa progressão harmônica e terças cantadas divididas pelos tenores. A peça aproxima-se do seu final com os tenores brevemente assumindo o ostinato anteriormente conduzido pelos baixos, culminando em uma expressiva onomatopeia que remete ao canto do galo.

Esta emocionante peça pode ser apreciada na interpretação do Coralusp, com regência minha.

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