Pesquisa Revela Percepções dos Brasileiros Sobre Tentativa de Golpe
Uma pesquisa conduzida pela Quaest revelou que 51% dos brasileiros acreditam na existência de uma tentativa de golpe contra Lula, envolvendo os militares e Jair Bolsonaro (PL). O levantamento também aponta que 48% dos entrevistados acreditam na participação de Bolsonaro no planejamento do golpe. As informações foram divulgadas pela repórter Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo.
A pesquisa, solicitada pela corretora de investimentos Quaest, entrevistou 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro.
Percepção dos Eleitores de Bolsonaro
Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2022, 39% acreditam no envolvimento do ex-presidente e dos militares na tentativa de golpe, enquanto 51% não veem a tentativa como real.
Punição para os Envolvidos
A sondagem também investigou a opinião dos entrevistados sobre a condenação dos já presos: 75% dos entrevistados responderam que eles devem ser condenados. Para aqueles que votaram em Lula em 2022, esse número chega a 80%. Mesmo entre o eleitorado bolsonarista, 68% concordam com a condenação.
Impacto na Imagem de Bolsonaro e Lula
O estudo também buscou medir como as denúncias afetam a imagem de Bolsonaro e Lula. Metade dos entrevistados acredita que as denúncias não impactam a imagem do ex-presidente, enquanto 42% veem um impacto negativo. Apenas 3% acreditam em um impacto positivo.
Sobre a imagem de Lula, 51% dos entrevistados consideram que não há impacto, mas 33% acreditam que as notícias sobre a tentativa de golpe fortalecem sua candidatura para 2026.
Fonte: https://iclnoticias.com.br/51-acham-bolsonaro-tentou-dar-golpe-pesquisa/