logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Professor da USP é destaque em lista da revista Forbes para realizadores acima dos 50 anos

Foto: divulgação

Destacando-se na mais recente edição da revista Forbes Brasil, o Professor Paulo Saldiva, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), figura na prestigiada Lista Forbes 50 Over 50, que homenageia indivíduos acima de 50 anos que procedem a realizar contribuições significativas em suas áreas. Essa lista abrange uma diversidade de categorias, de agricultura a artes, passando por ciência, finanças, esporte e empreendedorismo, dividindo 50 personalidades entre homens e mulheres. Paulo Saldiva, aos 70 anos, sobressai na categoria dedicada à Ciência, Educação e Terceiro Setor.

Nascido em São Paulo e convivendo com asma, Saldiva tem seu interesse voltado aos estudos relatando o quanto a poluição do ar afeta a saúde das pessoas, uma dedicação que ultrapassa 40 anos. Esse longo período de estudos consolidou Saldiva como uma das figuras globais mais influentes nesta esfera, segundo enfatiza a publicação.

Nos anos recentes, o desdobramento da carreira do professor na USP levou-o a explorar outras áreas. “Tenho explorado a relação entre as mudanças climáticas, o urbanismo e seus impactos diretos na saúde”, revelou Saldiva em um depoimento à Forbes, sublinhando as provas crescentes dos efeitos das variações climáticas sobre a saúde. “As evidências apontam para um incremento significativo na mortalidade associada às ondas de calor”, comentou, apelando ao estabelecimento de políticas públicas eficazes que abordem esta questão.

Além de Saldiva, a categoria de Ciência, Educação e Terceiro Setor também honra Marcelo Gleiser, do Dartmouth College com 65 anos; Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna aos 67 anos; Ricardo Henriques, ligado ao Instituto Unibanco com 64 anos; além de Marina Grossi, de 62 anos, a frente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Paulo Saldiva, com um legado destacado como médico patologista e professor na Faculdade de Medicina da USP, também integrou o grupo responsável por definir padrões globais de qualidade do ar na Organização Mundial de Saúde, onde contribuiu na categorização do impacto carcinogênico da poluição do ar. Suas opiniões são regularmente veiculadas através de suas colunas no Jornal da USP, acessíveis através deste link.

Para mais informações, confira a edição completa da Lista Forbes 50 Over 50 neste link.

logo-voz-sao-paulo