logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Queda de energia afeta sistema de bombeamento da Sabesp e causa falta de água em cidades da Grande SP

Chuva forte e pontos de alagamento na avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo, SP, neste domingo, 19. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Falta de água persiste em cidades da Grande São Paulo após temporal

Na manhã desta segunda-feira (20), diversas cidades da região metropolitana de São Paulo ainda enfrentavam problemas de abastecimento de água devido ao temporal do final de semana.

As intensas chuvas e ventos, alcançando velocidades superiores a 80 km/h, resultaram em quedas de árvores sobre fios de eletricidade, deixando algumas cidades da região sem energia elétrica e água encanada.

Segundo a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, todas as áreas afetadas já tiveram o serviço restabelecido.

Já a Sabesp informou que novas quedas de energia causaram interrupção no sistema de bombeamento, afetando o abastecimento de água em trechos de municípios como Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

Para minimizar o impacto, a companhia está realizando manobras operacionais e enviando caminhões-tanque para as áreas mais afetadas. Em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, a situação já está em processo de normalização.

O temporal também trouxe consequências para a cidade de São Paulo. No domingo (19), todas as regiões da capital entraram em estado de atenção para alagamentos.

No sábado, o Aeroporto de Congonhas precisou suspender temporariamente as operações devido às condições instáveis do tempo.

A Defesa Civil estadual registrou a queda de 100 árvores na cidade por conta das chuvas. Uma dessas árvores caiu sobre um veículo na Avenida das Nações Unidas, na Zona Norte, resultando em danos materiais e ferimentos leves em seus ocupantes.

De acordo com os dados oficiais do governo de São Paulo, foram registrados ventos de 71,6 km/h na Zona Sul da capital.

A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) indica céu encoberto e temperatura amena em São Paulo. A temperatura média na cidade é de 19ºC, com máxima prevista de 24ºC.

Embora não haja previsão de chuvas significativas, há possibilidade de chuva fraca e garoa intermitente.

A frente fria está se afastando do litoral paulista, porém, a umidade trazida pelos ventos do oceano continuará causando muita nebulosidade e chuviscos, mantendo as temperaturas amenas.

Já na terça-feira (21), o sol aparecerá entre nuvens e favorecerá a elevação das temperaturas. As mínimas oscilarão em torno dos 18°C, enquanto as máximas podem chegar a 30°C.

No final do dia, a brisa marítima voltará a aumentar a nebulosidade e proporcionar pancadas isoladas de chuva, porém de curta duração.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/20/cidades-da-grande-sp-registram-falta-de-agua-apos-queda-de-energia-afetar-sistema-de-bombeamento-da-sabesp.ghtml

logo-voz-sao-paulo