logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Quintal Garatuja estreia espetáculo “Plástico: Um Mito Contemporâneo”

O Ponto de Cultura Quintal Garatuja, situado no Jardim Nova Europa, em Campinas, está oferecendo gratuitamente o espetáculo teatral “Plástico, um mito contemporâneo”, desenvolvido e interpretado pela atriz e pesquisadora Pamella Villanova. As apresentações ocorrerão nos dias 18 e 25 de agosto (domingos), às 19h, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início.

Pamella Villanova, que está realizando uma pesquisa de doutorado na Unicamp sobre os desafios do lixo e a integração com a cena teatral, é a mente criativa por trás da peça. “Ao abordar o lixo, o plástico é um elemento crucial”, destaca a atriz, autora tanto da pesquisa quanto da peça.

O espetáculo, estruturado como uma palestra-performance, oferece ao público uma narrativa envolvente sobre a história do plástico, apresentada por personagens variados e inesperados.

Após sua estreia na Espanha, a peça foi apresentada em várias cidades, incluindo Madrid, Barcelona, Zaragoza e Granada, em diversos espaços culturais e eventos acadêmicos. “Criar o espetáculo em espanhol foi um desafio divertido, sobretudo porque algumas personagens famosas no Brasil não eram reconhecidas pelo público europeu. Isso nos permitiu perceber diferenças culturais além da língua”, comenta Pamella.

O artista Dudu Ferraz, que contribui com a direção e dramaturgia, apoiou todas as etapas criativas da atriz-pesquisadora e segue auxiliando na produção do espetáculo. “Encontramos a personagem ‘o palhaço que come lixo’ em uma música de Raul Seixas e a adaptamos para a peça, onde ela em uma famosa lixeira com formato de palhaço que conta grande parte da história… espero não estar revelando muito”, brinca Dudu.

O projeto nasceu da vontade de discutir o consumo e descarte de plástico e visa à redução da geração de resíduos durante todas as fases, desde os ensaios até a circulação do espetáculo. Pamella explica que “a peça cabe em uma mala”, com todos os objetos cênicos acomodados em um pequeno espaço, minimizando a necessidade de transporte. Dudu complementa: “A tecnologia também se manifesta na subversão dos sentidos comuns dos objetos, que durante a história ganham novas camadas de compreensão de forma divertida e cativante.”

Essa iniciativa faz parte do projeto “Quintal Garatuja: o interno e entorno em ação”, que foi contemplado com o Edital Lei Paulo Gustavo SP Nº 24/2023 – Pontos de Cultura e Territórios Culturais da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.

A acessibilidade cultural é uma prioridade do projeto, com descrições de imagens incorporadas ao texto narrado pela atriz, facilitando a compreensão por pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

**SERVIÇO**
**Espetáculo:** “Plástico, um mito contemporâneo”
**Datas:** 18 e 25 de agosto (domingos)
**Horário:** 19h
**Local:** Ponto de Cultura Quintal Garatuja (Rua São Miguel Arcanjo, 1520, Jd. Nova Europa)
**Entrada:** Gratuita | Retirada de senhas 30min antes

Fonte: https://horacampinas.com.br/quintal-garatuja-apresenta-espetaculo-plastico-um-mito-contemporaneo/

logo-voz-sao-paulo