Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Participará de Manifestação pela Anistia de Presos do 8 de Janeiro
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira, 24, que estará presente na manifestação agendada para o dia 6 de abril. O evento visa apoiar a anistia de presos e condenados pelos atos ocorridos em 8 de Janeiro.
Durante um encontro com empresários, Nunes manifestou sua indignação em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele criticou especialmente o voto do ministro Alexandre de Moraes, que, juntamente com o ministro Flávio Dino, estabeleceu uma pena de 14 anos de prisão para Débora Rodrigues, uma cabeleireira que pichou a frase “perdeu, mané” na estátua da Justiça na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O julgamento foi interrompido após o pedido de vista do ministro Luiz Fux.
Críticas à Duração da Pena
Ricardo Nunes comparou a pena aplicada a Rodrigues com punições menores dadas a traficantes e criminosos violentos. Em suas palavras: “Eu vou participar do ato. Meu coração está machucado ao ver a situação da cabeleireira com uma pena de 14 anos de prisão. Precisamos respeitar as decisões judiciais, mas é fundamental refletir sobre isso. Não faz sentido traficantes e pessoas perigosas terem penas reduzidas, estarem soltas, enquanto uma cabeleireira, que evidentemente errou, recebe uma pena tão severa por usar batom na estátua.”
Necessidade de Orientação dos Agentes Públicos
Além de suas críticas, Nunes destacou a importância de orientação por parte dos agentes públicos em relação a atos que possam impactar a segurança jurídica do país. “Estou profundamente impactado negativamente com o voto dos ministros que colocaram 14 anos de prisão para uma mãe de dois filhos. Com todo o respeito, a manifestação e mobilização, desde que ordeiras, são legítimas para qualquer cidadão. Precisamos estar atentos a isso”, concluiu o prefeito.