logo-voz-sao-paulo
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

USP disponibiliza acervo de Paul Singer para consulta pública

Foto: divulgação

O legado intelectual de Paul Singer, uma preciosidade para estudos acadêmicos na USP

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) anuncia a disponibilidade de uma vasta coleção composta por livros e papéis do estimado professor Paul Singer, falecido em 2018, para a comunidade acadêmica e o público em geral. Essa riquíssima fonte de conhecimento engloba aproximadamente 9 mil itens, meticulosamente conservados e catalogados, graças à colaboração generosa da família de Singer em 2018 e aos esforços contínuos de preservação que se sucederam, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia.

Publicado: 19/07/2024
Texto: Luiz Prado
Arte: Diego Facundini*

O professor Paul Singer (1932-2018) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Aberto para pesquisadores, estudantes e todos os interessados, o acervo é um convite à imersão nas contribuições inestimáveis de Singer aos estudos econômicos e sociais. Alexandre de Freitas Barbosa, professor do IEB, destaca a excepcional importância do legado de Singer para a USP, enfatizando o profundo vínculo do professor com a instituição e como esse acervo representa um verdadeiro tesouro histórico e acadêmico.

O professor Alexandre de Freitas Barbosa – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A contribuição do arquivo não se limita apenas à excelência educacional; ressalta a história viva do pensamento progressista e o papel seminal de Singer nos movimentos sociais e na construção de políticas públicas voltadas para a economia solidária. É acompanhando esse legado, que se pode testemunhar a magnitude do envolvimento de Singer com as teorias e práticas que buscavam, incansavelmente, uma alternativa econômica mais justa e equitativa.

Por meio do resgate desses materiais, é possível observar a coerência de Singer, que manteve-se fiel ao socialismo democrático, em sua jornada. A pesquisa de Paula Quental, que explorou a interseção entre a crítica marxista e a economia solidária com o apoio de Barbosa, exemplifica notavelmente como o acervo pode iluminar os caminhos de novos estudos.

A pesquisadora Paula Quental – Foto: Reprodução/paula.quental/Instagram

Em essência, ao documentar a vida de Paul Singer, essa vasta coleção não apenas honra sua memória; também abre novos horizontes para pesquisadores, estudantes e demais interessados que visam entender e replicar seu pensamento inovador e transformador. Para mais informações, visite o site do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

*Estagiário sob a orientação de Moisés Dorado

Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

logo-voz-sao-paulo